
A menopausa marca o final da vida reprodutiva da mulher e NÃO o final da vida PRODUTIVA. Isso é muito importante quando falamos sobre climatério e menopausa.
As mulheres não podem normalizar os sintomas típicos dessa fase como: cansaço, falta de energia, insônia, ondas de calor (fogachos), labilidade emocional (alterações de humor repentinas), nevoeiro cerebral, baixa autoestima, secura vaginal, infecções urinárias de repetição, baixa libido. A saúde vaginal pode ficar comprometida, há mudanças nos grandes lábios, clitóris, introito, uretra e bexiga. Esses sintomas são muito comuns da síndrome climatérica, afetam negativamente a saúde sexual e qualidade de vida das mulheres.
A boa notícia é que, atualmente, existem tratamentos muito eficazes, seguros e que melhoram substancialmente esses sintomas.
As indicações para tratamento hormonal na menopausa são: síndrome climatérica, síndrome genitourinária, prevenção de perda da massa óssea e insuficiência ovariana precoce.
Importante dizer que a avaliação médica individual e o acompanhamento são imprescindíveis para um tratamento correto, já que além das indicações, existem também as contraindicações, que podem, ser absolutas ou relativas. Motivo pelo qual é necessário uma consulta médica completa com exame físico, laboratorial e de imagens.